Alerta: cópias de nossas criações na internet

Posted by on Nov 10, 2014 in Blog | No Comments

Escrevemos aqui um desabafo, mas que também serve como um alerta aos nossos queridos clientes, com quem nos preocupamos e a quem desejamos apenas o melhor.

Desde o início da Charming Paper já descobrimos na internet inúmeros profissionais copiando nossas criações e as utilizando como se fossem de sua autoria. Geralmente eles copiam as fotos dos nossos produtos, retiram a nossa marca, e assim divulgam em seus sites, redes sociais, etc. como se fossem produtos seus. Já tivemos casos onde a pessoa copiou nossa imagem de uma linha de aniversário, chegou ao absurdo de imprimir diretamente da foto e produzir toda a festa com a nossa criação. Depois disso, infelizmente tivemos que inserir uma marca d´água nessas imagens.

Ao entrar em contato com essas pessoas, já ouvimos de tudo: “eu estava usando apenas como inspiração”, ou então “achei que fosse uma imagem free da internet”. Em primeiro lugar, não vemos nenhum problema em usar o nosso trabalho como inspiração. Aliás, nos sentimos honrados em saber que se inspiram em nossas criações. Mas existe uma diferença muito grande entre se inspirar criando algo novo e simplesmente copiar. Afinal, quem escolheu trabalhar nesse ramo é porque tem (ou pelo menos deveria ter) a criatividade/capacidade de criar coisas novas aos seus clientes. E alguém que copia a sua imagem e tem o trabalho de retirar a sua marca, provavelmente não achou que fosse uma imagem “free da internet”.

Uma vez também já ouvimos “se você publica uma imagem na internet, tem que saber que ela pode ser copiada”. Sim, sabemos disso e já encontramos na internet vários blogs usando nossas imagens, geralmente em matérias sobre papelaria para eventos. Porém nesses casos a nossa marca é mantida na imagem e muitas vezes colocam nosso site como fonte, o que é mais correto. Não vemos nenhum problema nisso, pois gostamos de saber que alguém achou nosso trabalho interessante a ponto de usá-lo como um conteúdo útil para matérias em blogs.

O que queremos alertar com tudo isso é que tomem cuidado ao contratar o serviço de uma empresa. Porque nessa história quem sai mais prejudicado é o cliente, que corre o risco de comprar um produto e receber outro (ou às vezes nem receber). Um profissional que copia o trabalho de outro nunca conseguirá fazer exatamente igual e com a mesma qualidade.

Desconfie de empresas que aceitam copiar o layout de outros profissionais, pois cada um precisa ter a originalidade na criação dos seus próprios produtos. Desconfie também de quem cobra um valor muito baixo em comparação aos outros. Antes de fechar a papelaria do seu evento, você pode fazer uma breve pesquisa pela internet buscando pela imagem do produto, pois assim você tem mais chances de descobrir uma cópia. O Google Imagens oferece uma ferramenta muito útil: você insere a imagem desejada e ele busca em toda a internet onde existem imagens iguais.

Bom, esperamos que nosso alerta tenha sido útil de alguma forma. Muito obrigada por sua atenção!

Leave a Reply